Rômulo Tondo, doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do grupo Desinfomídia, participou do episódio de setembro do LACCog Podcast para discutir campanhas de prevenção ao suicídio. Sua tese, defendida em 2023, investigou como estudantes universitários recebem e interpretam essas campanhas.
O interesse pelo tema surgiu após a publicação de um artigo científico que relacionava o aumento de mortes por suicídio entre jovens do sexo masculino à série Os 13 Porquês (13 Reasons Why), exibida pela Netflix. “Percebi que havia um grande debate público sobre o impacto das narrativas audiovisuais, mas poucas análises sobre como as campanhas de prevenção estavam chegando aos públicos mais vulneráveis”, afirma Tondo.

Card de divulgação do episódio “Do tabu ao diálogo: construindo campanhas humanas sobre suicídio”do Laccog podcast.
Entre os resultados da pesquisa, o jornalista destaca o estigma que ainda envolve essas iniciativas. “A maioria das campanhas evita o termo ‘suicídio’ e adota expressões como ‘valorização da vida’ ou ‘saúde mental’. Essa estratégia, embora bem-intencionada, reforça a dificuldade social de falar sobre o tema”, avalia.
Para o pesquisador, o desenvolvimento das campanhas precisa ser coletivo e interdisciplinar. “Os estudos indicam que a participação de profissionais de Comunicação, Saúde e representantes dos grupos para os quais as mensagens são destinadas é essencial. Campanhas simplistas, com frases soltas, não contribuem para que as pessoas busquem ajuda profissional”, observa.
A tese rendeu a Tondo o prêmio de Melhor Tese da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e menção honrosa no Prêmio Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), ambos em 2024.
Escute o episódio “Do tabu ao diálogo: construindo campanhas humanas sobre suicídio” abaixo e tenha acesso a outros episódios do LACCog Podcast aqui, assim como o texto completo da tese neste link.




