A desinformação em saúde mental tem impactos que vão além dos espaços acadêmicos e se refletem no cotidiano das famílias, nas redes sociais e nos serviços de saúde. Com esse foco, o projeto de extensão VerdadeiraMente participou do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado de 1º a 5 de setembro, na FAESA, em Vitória (ES).

Membros da primeira sessão do Grupo de Pesquisa Comunicação e Desinformação, realizada durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025).
A coordenadora do projeto, a professora Luciana Menezes Carvalho, e o jornalista Rômulo Oliveira Tondo, editor do Núcleo Criativo, apresentaram no GP Comunicação e Desinformação da Intercom o resumo “Jornalismo científico e literacia em saúde no enfrentamento à desinformação científica em saúde mental”. O trabalho discute formas de tornar o conhecimento científico acessível e de enfrentar informações falsas que interferem no cuidado em saúde.
“Apresentar nosso projeto no congresso da Intercom é um passo importante para ampliar a visibilidade do trabalho e o diálogo com colegas de outras instituições”, afirma Luciana.

Professora Luciana Menezes é responsável pelo projeto e coordena o Grupo de Pesquisa “Comunicação e Desinformação” da Intercom.
Criado em 2025, o VerdadeiraMente atua em múltiplas plataformas digitais, com produção jornalística voltada a traduzir conteúdos científicos de forma simples e próxima aos diferentes públicos. O projeto tem entre seus pilares a articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo aumentar o letramento em saúde mental e reduzir o estigma sobre este assunto nas cidades de Santa Maria, Pelotas e Rio Grande.
“Nosso propósito é aproximar a população dos serviços e das políticas de saúde. Informação de qualidade também salva vidas”, destaca Rômulo, que também integra o grupo de pesquisa Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente da Intercom.

O jornalista Rômulo Tondo coordena o Núcleo Criativo, equipe responsável pela gestão das redes sociais e pelo desenvolvimento do site do projeto.
Além da apresentação, Luciana é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Desinformação da Intercom.
Com financiamento do CNPq (Chamada CNPq/Decit/SECTICS/MS nº 30/2024) e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX/UFSM), o VerdadeiraMente articula uma rede de pesquisadores e extensionistas para enfrentar a desinformação em saúde mental.




