Durante a 12ª edição do Descubra UFSM, estudantes e visitantes testaram seus conhecimentos sobre mitos e verdades ligados à saúde mental em um quiz interativo do projeto de extensão VerdadeiraMente. A atividade ocorreu no estande dos cursos de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e reuniu jovens de diversas escolas da região.

Durante a participação no Descubra UFSM, Isadora Bortolotto e Renan Silveira, do curso de Jornalismo e integrantes do Projeto VerdadeiraMente, conduzem atividade de divulgação sobre saúde mental. Foto: Jessica Moccelin
A coordenadora do curso de Jornalismo e do projeto, professora Luciana Carvalho, destaca que a presença no evento foi “muito satisfatória”, especialmente por permitir um contato direto com a comunidade. Ela lembra que o estande “foi bastante movimentado com a apresentação do projeto” e que a proposta de aplicar “um quiz de mitos e verdade sobre saúde mental” aproximou os estudantes de forma lúdica. Para Luciana, a experiência mostrou como ainda “alguns mitos realmente persistem na mente das pessoas”. A professora complementou que “muitos ficaram surpresos quando alguma informação que julgavam ser verdadeira não era, mas a maioria se saiu bem”.
Entre os extensionistas, a vivência também trouxe aprendizados. Isadora Bortolotto, estudante do 6º semestre de Jornalismo, conta que foi “uma experiência muito enriquecedora” apresentar o projeto de modo leve e interativo. Ela se impressionou com “o sucesso do quiz de ‘mito ou verdade’ sobre saúde mental”, já que muitos “paravam para participar e discutir as respostas”, abrindo espaço para conversas importantes.
Isadora ainda lembra que “a empolgação do público com o brinde, o chaveiro, virou um atrativo e ajudou a aproximar ainda mais as pessoas da atividade”, o que transformou o estande em “uma verdadeira troca de saberes e experiências”. Foi a primeira vez que a estudante apresentou um projeto no evento e, por isso, considera “ainda mais significativo, principalmente pela missão de promover diálogos abertos e responsáveis sobre saúde mental”.
O colega de projeto de extensão Renan Silveira, do 4º semestre de Jornalismo, reforça a importância de levar o tema a públicos diferentes. Para ele, “foi uma experiência muito positiva poder dialogar sobre temas tão importantes com jovens que, em sua maioria, até têm alguma compreensão, mas ainda estão em processo de desenvolver o senso crítico, especialmente em relação à saúde mental e à desinformação”. Renan lembra do momento em que “um menino pequeno conseguiu acertar todas as perguntas do jogo de ‘mito ou verdade’ e ficou radiante ao receber o brinde”, gesto que também encantou a mãe, “que demonstrou grande satisfação, tanto com o projeto quanto com o presentinho”.
Realizado entre 25 e 27 de setembro, o Descubra UFSM apresentou a futuros universitários as possibilidades de ingresso no ensino superior, reunindo estandes de cursos, atividades culturais e palestras no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da instituição. A participação do VerdadeiraMente reforçou o papel do jornalismo na promoção da saúde mental e no enfrentamento da desinformação, aproximando ciência e sociedade em um espaço de troca e aprendizado.




